08 March 2014

Uma mulher já são tantas.

Nela vive aquela que mordeu a maçã e mudou o destino do Paraíso. Aquela que se eternizou na fogueira em nome de um país. Aquela que colocou a primeira saia acima da altura do joelho e flexibilizou uma revolução moral. Aquela que fumou pela primeira vez um cigarro em público sem precisar se esconder nas grades invisíveis da hipocrisia. Aquela que rasgou o sutiã, colocou biquíni e, não satisfeita, fez biquinho para os moralistas de plantão.

Mas há também aquela que está do seu lado, aquela que não está nos livros de história, mas muda o rumo da sua história. Aquela que você chama de mãe, irmã, esposa, filha, vó, tia, prima… Aquela que desperta bem cedo, antes do sol, e, mesmo morrendo de sono, dá vida ao seu dia. E acorda descabelada, sim!; sem maquiagem, sim!; rouca, sim!; com a blusa furada, sim!; mas continua sendo a pessoa mais linda que você vai encontrar durante todo o seu dia. (Afirmo isso sabendo que você ainda nem saiu de casa!)

Uma mulher já são tantas. Nela mora aquela que se desespera quando vê uma barata e voa diretamente para os seus braços: e te assusta! Homem não tem medo de barata: homem tem medo do medo da mulher que se assusta quando encontra uma barata perdida, caminhando pelo chão da sala, se arrastando entre uma faca e um garfo no fundo da gaveta do armário da cozinha. Ah, não pense que é privilégio unicamente das baratas! Isso também vale para o maribondo, o pernilongo, a libélula, as aranhas e as borboletas. Pasmem: algumas mulheres se assustam com borboletas!

Uma mulher já são tantas. Nela convive aquela que sempre quer perder dois quilinhos, mas nunca pensa em abandonar o brigadeiro depois do almoço, antes do cigarro ou durante toda a TPM. Existe aquela que quer passar o domingo inteiro deitada de pijama, comendo pipoca, sem se preocupar com nada. E mesmo quando ela pedir para você escolher o filme, ela vai arrumar um jeitinho doce de você escolher o filme que ela já queria que você escolhesse antes mesmo de sair de casa e caminhar até a locadora. E o melhor: você nem vai se sentir pressionado e vai até ficar orgulhoso por ter escolhido O filme que ela queria! Ela vai sorrir. Você também

Nela você encontra aquela que cortou incríveis 3 milímetros de cabelo e fica sem falar com você por 3 semanas ou mais porque você não reparou. Há aquela que te faz esperar 15 minutos a mais além do atraso já esperado e te pede desculpas, ajeitando o brinco do lado esquerdo. Tudo bem! O sorriso da mulher já vem com um silencioso pedido de perdão. Todo atraso feminino deve ser perdoado: está escrito na bíblia do bom-senso! Mas não se engane: há também aquelas que chegam na hora e se irritam um tiquinho se você for o protagonista do atraso.

Uma mulher já são tantas. Aquelas que sonham em ser bailarinas, pilotar aviões, pousar na lua. Sim, rapaz, mulheres sonham alto, muito alto. E, não, nem toda mulher assiste à novela. Não, nem toda mulher chora na TPM (ok, isso talvez seja mentira!). Não, nem toda mulher gosta de rosa. Elas gostam dos gestos, da lembrança. A flor não precisa ser uma flor, pode ser um chocolate comprado em uma banca de jornal, um coração todo torto rabiscado no verso de um recibo de um supermercado barato… Pode ter certeza, rapaz,
a maior riqueza que uma mulher pode receber é saber que você pensou nela em algum momento do seu dia!



[uma mulher já são tantas; antônio]